ROI de Marketing Digital: 3 Simples Passos Para Aumentar o Seu

Confira como aumentar o seu ROI de marketing digital e conseguir mais leads e vendas com apenas 3 passos de aplicação simples.

Sócio-fundador da Keyword

5 minutos de leitura

Então você está querendo saber como melhorar o seu ROI de marketing digital

Engraçado que comumente as pessoas me perguntam isso e infelizmente não consigo satisfazê-las por completo sem antes entender aspectos específicos do seu negócio.

O ponto positivo disso tudo é que existe um caminho para definir ações claras e praticamente infalíveis que servem para qualquer negócio melhorar o seu ROI de marketing digital em apenas 3 simples passos.

Mas você tem que aplica-los!

1) Identifique o que já está funcionando

A partir de qual canal suas principais oportunidades de vendas aparecem? São as redes sociais? São os anúncios no Google? Busca orgânica no Google? Existe mais de um canal se destacando?

Se você está assustado agora, fique tranquilo, você não é o único!

A maior parte das empresas que chegam até nós não sabe dizer quais canais estão sendo mais lucrativos.

Para ser mais objetivo, não avalie quantidade de visitantes no site, seguidores nas redes sociais ou taxa de cliques nos anúncios. Foque em dados e informações de conversões, que são contatos (leads) e vendas.

Se você anuncia no Google, por exemplo, a forma de saber a quantidade de conversões geradas a partir dos anúncios é através do código de acompanhamento de conversões que deve ser instalado no seu site ou página de vendas.

Isso é um assunto bastante técnico que deve ser tratado em outra publicação, mas é essencial você saber que sem ele você não consegue identificar se seus anúncios no Google estão funcionando quando o assunto é leads e vendas.

Por tanto, avalie se seus canais estão registrando dados sobre as conversões (leads e vendas) e depois identifique qual deles é o melhor neste aspecto.

2) Identifique onde estão os “nós”

No passo anterior você identificou quais canais estão gerando maior quantidade de leads e vendas. Neste segundo passo precisamos aprofundar para identificar pontos de melhoria em cada etapa do seu funil de vendas.

Se você está assustado pela segunda vez, se acalme. Mesmo que você não esteja consciente do seu funil de vendas, ele existe e vou te ajudar a identifica-lo.

Um exemplo de funil simples e funcional é:

A questão agora é desatar estes “nós” nas etapas do funil estão impedindo que mais pessoas se transformem em leads e vendas.

É como se existissem dobras em um canudo de plástico que impedem de o suco chegar com fluidez e volume até a sua boca. O suco são os potenciais clientes, o canudo o seu funil de vendas e sua boca o objetivo final, leads e vendas.

Para começar a encontrar os problemas, você precisa documentar passo a passo o seu funil de vendas desde o primeiro ponto de contato do potencial cliente com a sua empresa até quando ele se torna um cliente real.

Por onde os clientes são atraídos? Em seguida eles são direcionados para o seu site? E depois, eles vão para uma plataforma de atendimento?

Depois de feito este mapeamento, verifique as taxas de conversão em cada etapa do funil.

Por exemplo, 10% das pessoas que viram o seu anúncio no Google clicaram e foram para o site. No site, 2% fizeram uma solicitação de orçamento por WhatsApp. Dessas que foram atendidas por WhatsApp 5% compraram.

Neste exemplo fictício, uma taxa de 10% em cliques em anúncios é considerada uma ótima porcentagem de conversão de interessados no anúncio em visitantes no site. Porém, no site, apenas 2% tomaram a ação de solicitar um orçamento por WhatsApp.

Isso significa que existe um “nó” no site!

Pois uma boa quantidade de pessoas interessadas na proposta do anúncio clica e entra no site, mas por algum motivo as pessoas perdem o interesse assim que acessam o site, fazendo com que a taxa de conversão em solicitação de orçamento despenque.

Tenho certeza que se você seguir este passo a passo vai encontrar “nós” nas etapas do seu funil que estão impedindo mais clientes chegarem até você e fazendo o seu ROI de marketing digital estagnar.

3) Crie tarefas específicas para solucionar os “nós”

Vamos supor que o seu caso seja exatamente o do exemplo dado no passo anterior. Você identificou que eu site ou página de vendas é o principal gargalo.

O que fazer agora?

Para este caso, você teria que listar uma série de tarefas para serem executadas.

De imediato, é essencial que um profissional ou empresa de marketing digital comece fazendo análises técnicas sobre o seu site, como:

  • Análise da velocidade de carregamento
  • Análise da estrutura do site em celulares
  • Qualidade dos textos persuasivos e ilustrações
  • Usabilidade e experiência do usuário no site

Em seguida, é importante que você e sua equipe façam um brainstorming para agregar ideias de melhoria e experiência do usuário no site para serem testadas.

Com isso vocês já possuem informações que vão ajudar na criação do novo site ou página de vendas.

Mas não pode parar por aqui!

Após finalizado o novo site é necessário validar se ele de fato melhora as estatísticas de conversão.

Para isso, será necessário criar uma experiência de teste A/B, direcionando pessoas para as duas páginas (antiga e nova) e verificando qual se sai melhor após a implementação das melhorias.

Consegue perceber a diferença?

Em uma primeira impressão estes simples passos podem não parecer o suficiente para melhorar o seu ROI de marketing digital. Mas se você quebrar as ações em tarefas claras e objetivas, com datas para a realização, eu garanto que você vai remover vários “nós” do seu funil e melhorar sua aquisição de leads e vendas.

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