Conheça os principais erros de iniciantes no Marketing Digital que podem destruir a sua empresa e saiba como evitá-los.

Sócio-fundador da Keyword

9 minutos de leitura

Recentemente, um cliente em potencial chegou até nós pelo Google e de imediato apontou uma questão que incomoda também muitos outros empreendedores que querem introduzir o marketing digital em seus negócios.

Ele estava se queixando da dificuldade de identificar profissionais de marketing digital com práticas que de fato geram bons frutos para o seu negócio.

A minha resposta curta e direta para ele foi:

“A melhor maneira de identificar essas práticas para validar o profissional é saber, antes de qualquer coisa, quais são as práticas que têm o potencial de destruir o seu negócio.”

Ele ficou curioso e pediu mais informações. 

Dito isso, para o seu bem e do seu negócio, compartilho as mesmas informações com você dos erros de iniciantes no marketing digital que podem quebrar a sua empresa.

Na era do marketing digital é um pecado capital se contentar com achismos!

Os dados estão disponíveis aos montes e em tempo real. O profissional que se contenta com achismos, ou que acata sugestões de empreendedores baseadas em achismos e opiniões sem fundamentação em dados, está colocando tudo a perder.

Este “tudo” é a sua empresa, não a dele!

Um profissional de verdade vai fundamentar seus argumentos em dados que ele próprio coletou em suas campanhas de marketing digital. Fique atento a isso.

Quem usa o marketing digital de forma genérica acaba aparecendo para todo mundo, mas no final das contas não vende para ninguém.

Seu negócio precisa ter um perfil de cliente ideal para direcionar a comunicação e segmentação de marketing digital e evitar recorrentes desperdícios, aumentando as possibilidades de retorno.

O profissional que não te questiona sobre o seu perfil de cliente ideal, ou que não te ajuda a definir um com mais precisão e detalhe, está baseando o seu marketing digital no que ele ACHA que é o ideal.

E como vimos no tópico anterior, achismo significa prejuízo.

Um funil de vendas nada mais é que o caminho que o seu público percorre até se tornar um cliente e, depois, em um processo mais profundo, como ele se torna um fã da sua marca ou empresa.

Não definir seu funil de vendas vai tornar seu marketing digital bastante aleatório e, consequentemente, ineficaz.

A boa notícia é que mesmo que você não tenha clareza de qual é seu funil de vendas, você já tem um. 

Você precisa apenas identificar por quais meios o público tem contato com sua empresa e ir documentando os próximos passos que as pessoas percorrem até contratar seu serviço ou comprar o seu produto.

Ainda com dificuldade? Um profissional de marketing digital de verdade vai ser incisivo com você neste aspecto e te ajudar.

Uma chamada para ação, ou comumente chamada de CTA (call to action), é um convite para que o seu público tome uma ação que você deseja.

Por exemplo, a chamada “agende uma consulta por WhatsApp” é um ótimo convite para um anúncio de clínicas de diversos tipos.

Não usar uma chamada para ação clara e que vá direto ao ponto que você deseja é outro erro crítico, diminuindo para quase zero a possibilidade de seu marketing digital funcionar.

Atente-se a isso!

Assim como uma máquina é composta por diferentes engrenagens, o marketing digital é composto por diferentes ferramentas.

As redes sociais são apenas uma dessas ferramentas.

Apostar tudo nelas sem definir como serão usadas estrategicamente, aumenta muito o risco de você colocar dinheiro recorrentemente e não ver nada de retorno.

Pense em usá-las como uma das etapas do seu funil de vendas.

Esta é uma maneira estrategicamente inteligente de usufruir dos benefícios delas, enquanto você tem um processo de vendas onde as redes sociais são apenas uma das etapas e não a única.

Da mesma forma que você não deve depender apenas de um canal, o contrário também é um problema.

Estar em todos os canais ao mesmo tempo exige muito investimento de tempo e dinheiro. Se seu negócio ainda não trabalha o marketing digital, este pode ser o pior erro da lista.

Isso porque seu perfil de cliente ideal com certeza não está em todos os canais e, dependendo do seu orçamento para fazer marketing digital, priorizar alguns canais em detrimento de outros vai impedir você de desperdiçar dinheiro e conseguir alcançar mais rápido um retorno.

Por tanto, um profissional que diz que você tem que estar em todos os lugares não sabe das consequências do que ele está falando.

A base de um projeto de marketing digital começa com um planejamento que inclui previamente o estudo dos ambientes digitais que o negócio será inserido e dos concorrentes que já estão nesse ambiente.

Negligenciar esta etapa é o mesmo que entrar para uma partida de futebol sem saber quem é o adversário. Você terá uma surpresa, mas será ela positiva ou negativa?

Se seu negócio ainda não trabalha profundamente o marketing digital, pode esperar uma surpresa negativa (e se trabalhasse não estaria tomando uma ação sem antes analisar a concorrência).

Haverá muito retrabalho e, em muitas vezes, você chegará a conclusão de que o profissional de marketing digital devia ter se preparado melhor antes de inserir seu negócio em alguns ambientes digitais.

Os resultados das suas ações de marketing digital dirão se você está no caminho certo e quais melhorias você deve fazer.

Um profissional que não mede resultados, mesmo que seja iniciante, não pode ser chamado de profissional. 

Este é um erro que também tem um dos maiores potenciais de gerar um enorme desperdício de capital e acabar com a sua empresa.

Se você está começando no marketing digital, cobre do profissional a mensuração dos seguintes resultados:

  • Quantidade de impressões (visualizações)
  • Taxa de cliques
  • Taxa de conversão
  • Taxa de engajamento

Se você abre as informações de vendas para o profissional, cobre também a medição do ROI (retorno sobre o investimento) de marketing digital.

Os KPIs são diferentes dos resultados gerais de mensuração. Comumente eles são mais específicos.

Por exemplo, se você está anunciando no Google e o objetivo é conseguir mais fechamentos de pedidos de orçamento para um serviço, os principais KPIs seriam a quantidade de pedidos de orçamentos recebidos e a quantidade de orçamentos fechados.

Não documentar isso desde o início do seu marketing digital vai atrapalhar o seu negócio de vender mais.

Um profissional experiente vai pedir para seu atendimento e comercial registrar esses KPIs constantemente para ele acompanhar junto com o restante dos resultados como as ações de marketing digital estão progredindo.

Ter um site otimizado para o Google significa ter um site que segue algumas premissas que o tornam encontrável quando um usuário faz uma pesquisa no Google. 

E como você já deve imaginar, ser encontrado no Google significa mais clientes entrando em contato e, consequentemente, mais vendas.

Por isso, um profissional de marketing digital que não segue esse caminho na criação de um site, está, na verdade, gerando não apenas um custo pontual pela criação errada, mas sim um custo recorrente.

Pois seu site estará deixando de aparecer para potenciais compradores até que seja corrigido, com a aplicação de estratégias de otimização para o Google.

Uma das engrenagens do marketing digital que vai fazer sua marca ser impulsionada na internet é o marketing de conteúdo.

Apesar de esta não ser a principal ferramenta para quem está começando a fazer marketing digital, deixar de entregar conteúdo relevante hoje nas redes sociais e no site custará caro num futuro próximo.

Isso porque os resultados do marketing de conteúdo são exponenciais no longo prazo. 

Então mesmo o pouco que for feito hoje, com planejamento e estratégia, vai contribuir muito para a imagem da marca nos próximos meses e anos.

O perfil da sua empresa no Instagram não alcança quase ninguém? Seus anúncios no Google são constantemente reprovados? Seu site parou de aparecer no Google?

Todos estes problemas estão relacionados às políticas de boas práticas das plataformas. Ou melhor, ao não cumprimento delas.

Infelizmente (ou felizmente), para termos resultados no digital precisamos respeitar algumas normas que as plataformas nos impõem.

Qualquer coisa diferente disso pode significar a perda de um perfil comercial nas redes sociais, suspensão de contas de anúncios ou a remoção do seu site dos resultados do Google

Portanto, atente-se à experiência do profissional quanto às boas práticas, para que seu negócio não sofra algumas consequências desnecessárias.

Se você não quer que nenhum destes erros seja cometido no seu negócio, o melhor a se fazer é contratar um profissional ou empresa de marketing digital experiente.

Só assim você terá tranquilidade para focar no que sua empresa faz de melhor enquanto o marketing digital fortalece sua marca, faz mais pessoas entrarem em contato e se tornarem clientes.

Se este é o seu caso, clique aqui para solicitar uma proposta de marketing digital conosco.