Veja tudo sobre uma consultoria de marketing digital para pequenas empresas e como você consegue começar a sua de forma gratuita.

Sócio-fundador da Keyword

8 minutos de leitura

Uma consultoria de marketing digital para pequenas empresas pode soar como algo caro e inalcançável para alguns negócios, especialmente se você abriu a sua empresa recentemente.

Além disso, com tanta competitividade no mercado e diferentes tipos de problemas enfrentados pelas pequenas empresas, pode ser difícil saber por onde começar e como fazer da sua empresa um negócio sólido e próspero.

A boa notícia é que o marketing digital tem se tornado a principal válvula de escape dessas empresas, principalmente por ele funcionar de fato e não ser caro quanto as pessoas imaginam.

Nesta publicação do blog, veremos tudo sobre como funciona uma consultoria de marketing digital para pequenas empresas e como você consegue começar a sua de forma gratuita.

Antes precisamos definir o que é uma consultoria de marketing. Confira!

Tudo o que você precisa saber sobre uma consultoria de marketing digital para pequenas empresas

A consultoria de marketing funciona no mesmo modelo de outras consultorias, gerando orientações práticas com metas e objetivos bem definidos.

No caso do marketing digital, é realizado um diagnóstico completo da empresa no ambiente online, analisando pontos positivos e negativos, e oportunidades e problemas que envolvem o desenvolvimento do marketing digital do negócio.

O diagnóstico é feito em etapas:

  1. Alinhamento dos objetivos de curto, médio e longo prazo, que deve, prioritariamente, ser definido pela empresa e repassado para o consultor que analisará e ajudará na redefinição, se for o caso.
  2. Mapeamento da presença online da empresa, verificando em quais canais digitais a empresa já atua e como atua.
  3. Avaliação dos principais concorrentes, para verificar tendências e hábitos do segmento, assim como seus níveis de ações e estratégias.
  4. Definição e apresentação do plano estratégico de marketing digital.

Desta forma, a consultoria de marketing digital consegue ajudar qualquer negócio, sugerindo ações adequadas ou propondo melhorias nas ações já existentes.

Todo o processo é realizado com auxílio de ferramentas especializadas em análises do cenário digital, promovendo qualidade e precisão nas ações.

Ainda existe também a possibilidade de estender a consultoria, adicionando etapas de acompanhamento durante a execução do plano ou etapas de execução propriamente, onde será a agência que executará as ações do plano.

Contratar uma consultoria irá trazer diversas vantagens para o seu negócio, mas é importante que sua expectativa seja composta por:

Eu posso afirmar que você não tem ideia de quanto dado é acumulado na internet!

Um dos aspectos mais importantes da consultoria é que ela deixará acessível para você os principais números e informações que definem as bases das ações sugeridas no plano estratégico.

E não só isso!

Poderão te ajudar também na definição de outras ações, como estratégias de vendas, estratégias de marketing off-line, estratégias de posicionamento e até na reformulação do seu modo de atendimento.

Eis aqui um exemplo fiel…

Um dos dados que nossos clientes mais gostam de saber é:

Quais termos pesquisadas no Google tem potencial de levar um possível cliente a entrar em contato com a minha empresa?

Quando isso fica acessível, podemos ver nos olhos deles a empolgação.

Muitos empreendedores desconfiam deste fato quando nós abrimos para eles, mas a situação é bem simples.

Tudo começa por marketing não ser um gasto e sim um investimento. E o retorno se torna garantido quando existe um método por trás da consultoria, composto por uma série de processos que são realizados para a definição e execução do plano.

No final das contas, todas as ações do plano estratégico são fundamentadas nos dados coletados e organizados no diagnóstico. Desta forma, a obtenção de resultado passa a ser questão de tempo, e o tempo, neste caso, está ligado à rapidez com que o plano será colocado em prática e por quem.

Não coincidentemente isso acaba por conectar com o próximo tópico.

Apesar de eu saber usar um computador, isso não me faz um especialista em informática. Se algo está errado e começa a aparecer uma série de erros e travamentos, a forma mais rápida e barata de se resolver a situação do meu computador é com a ajuda de um especialista.

Esta lógica não muda no caso do marketing digital da sua empresa!

Você está se relacionando com especialistas em encontrar as informações mais importantes do marketing digital, organizá-las de forma que criem oportunidades reais, direcionando estas oportunidades em ações práticas no melhor estilo “passo a passo” e executando-as da maneira mais eficiente possível.

Essa é a nossa missão diária há quase 10 anos. E acredite, se você me perguntar o que mais eu sei fazer além disso, eu só consigo te responder “lavar louça”.

Agora vem o principal.

Lembra dos objetivos de curto, médio e longo prazo que falamos na parte do diagnóstico, lá no começo?

Então…

Talvez você não tenha definido no processo o que irei abordar agora, mas isso já é automático para nós:

Não faz sentido ter uma empresa que faz a mesma coisa que as outras do segmento fazem. Se for assim, seu negócio acaba sendo visto como uma solução descartável, que pode ser substituída por outra igual a qualquer momento.

Um dos maiores benefícios da consultoria é que ela fará o seu negócio se destacar dos outros no mercado.

A parte operacional da atividade principal do seu negócio pode até ser parecida com a do concorrente, mas a forma com que as pessoas percebem e tratam a sua empresa deve ser diferente das demais.

A contra partida é que a reciproca é verdadeira.

Sua empresa vai precisar se comunicar com o público de uma forma diferente. Única seria o perfeito. Assim, e desde que seja uma relação real e sincera, você vai conseguir impulsionar mais o seu negócio.

Na prática, o processo da consultoria de marketing digital é o mesmo para micro empresas ou micro empreendedores individuais (MEIs). Porém, a delimitação das ações do plano estratégico é mais curta.

Talvez você não saiba, mas começamos a Keyword como MEI e enfrentamos as mesmas dificuldades que qualquer micro empreendedor possui.

A mais preocupante delas é a falta de tempo e investimento para lidar com as diversas frentes que o negócio precisa para funcionar adequadamente.

Por isso, nosso plano estratégico de marketing digital para micro empresas visa entregar, preferencialmente, uma única estratégia para que o empreendedor possa focar os poucos recursos disponíveis em poucas ações, porém muito assertivas, que terão resultados reais no dia a dia do negócio.

O valor em si é variável de acordo com a necessidade de cada negócio e normalmente definido após uma breve análise.

Porém, como estamos abordando um cenário para micro e pequenas empresas, sabemos que a capacidade de investimento não será grande. Essa é a realidade da grande maioria dos negócios neste porte.

Por isso fizemos este material, para te ajudar a começar a sua de graça.

Mas antes de se preocupar com o preço, é muito importante avaliar alguns pontos essenciais sobre quem prestará a consultoria, para que você possa ter mais segurança no investimento e verificar se seu negócio realmente será transformado pelo serviço.

Os pontos que você deve ficar atento são:

Veja as avaliações da empresa no Google. Os clientes que fizeram comentários estão satisfeitos? Existe alguma reclamação? De que tipo? Como a empresa lidou com a reclamação?

A nota de avaliação no Google é um excelente indicativo de que a empresa se preocupa ou não com os resultados dos clientes. Por lá você conseguirá filtrar algumas informações que dirão se é um bom serviço.

Além disso, é importante verificar se a empresa tem parcerias de sucesso com grandes organizações do mercado digital, como o Google.

A agência que presta o serviço de consultoria está ativa nas redes sociais? Possui conteúdos que agregam valor no cotidiano dos empreendedores? E o site… Carrega rápido? Está otimizado para celulares?

Se para ambas as perguntas a resposta foi sim, a agência tem uma boa atuação no meio digital e com isso poderá oferecer uma boa prestação de serviço para você e seu negócio.

Outra maneira de verificar a qualidade do serviço é entrar em contato com alguns clientes atuais da prestadora de serviço de consultoria.

No próprio site das agências você encontra o nome de alguns clientes e pode fazer contato direto para verificar como foi o atendimento e se tiveram uma boa experiência.

Bom…

Agora que você já sabe também o que avaliar, chegou a hora da verdade!

Entendemos que se você chegou até aqui é porque você quer mesmo melhorar o seu negócio usando o marketing digital.

E como você já deve ter percebido, este é um passo que todo negócio que quer crescer precisar dar e que nós valorizamos muito!

Por isso estamos dando a você uma hora gratuita de uma consultoria REAL. Nada de enrolação. Vamos te dar orientações práticas que você pode começar aplicar a partir de hoje ou pedir para alguém aplicar para você.

Mas antes, precisamos ter certeza que o seu negócio está dentro do perfil de empresas que queremos ajudar, pois nosso tempo e time de atendimento são limitados.

Para isso, preencha o formulário abaixo com as suas informações.

Após o preenchimento entre em contato conosco pelo link do WhatsApp informando sobre o seu interesse em ter a consultoria gratuita para que possamos acelerar a sua seleção.

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Chegamos ao final do conteúdo que te mostrou de forma detalhada os principais aspectos de uma consultoria de marketing digital para pequenas empresas.

Com vimos, são diversos benefícios para o seu negócio, mas que dependem de pesquisa, organização, planejamento, ações bem direcionadas e, principalmente, profissionais especializados.

Mas antes de qualquer coisa, o sucesso do marketing digital do seu negócio passa primeiro por você!

Quer fazer parte do grupo de micro e pequenas empresas que ajudamos todos os dias a conquistarem novos clientes usando a consultoria de marketing digital? Preencha nosso formulário acima!