Confira tudo que você MEI precisa saber e fazer para conseguir mais contatos e clientes a partir do marketing digital. Guia completo!

Sócio-fundador da Keyword

9 minutos de leitura

Está procurando um meio de aumentar a procura pelo seu produto ou serviço usando o Marketing Digital para Micro Empreendedores Individuais?

O famoso MEI se tornou bastante popular nos últimos anos devido aos consecutivos incentivos que o poder público promoveu junto à população. De fato, ele é uma ótima alternativa para quem quer começar um negócio próprio sem a necessidade de muito aporte financeiro.

Mas, se você quer ter um negócio sólido e, principalmente, com perspectiva de crescimento de clientes, faturamento e lucro, você vai precisar de investimentos extras que te ajudam a conquistar estes objetivos.

E o Marketing Digital é a solução principal!

Por isso, montamos este guia para você entender e se aprofundar em quais estratégias de marketing digital um MEI deve focar para fazer seu investimento gerar resultado de verdade.

Aqui vamos te dar todo o caminho que aplicamos diariamente para nós quando éramos MEI (ainda usamos muitos deles) e que hoje aplicamos no de diversos outros micro empreendedores de diferentes segmentos.

Então confira todo o material e prepare-se para atrair novos clientes:

Segundo a Receita Federal, em janeiro de 2022, existem mais de 13 milhões de MEIs cadastrados, sendo que a maior atividade exercida é a de cabeleireiros, manicure e pedicure, com 937.610 inscrições ativas.

Com o crescimento acelerado de Microempreendedores Individuais ativos, cresce também a necessidade de se diferenciar dos concorrentes para conseguir destaque e impulsão no mercado.

Porém, o MEI acaba precisando assumir diferentes atividades além da sua principal, exatamente por ser o que chamamos de “eupresa”.

O MEI precisa ser quem gerencia o atendimento, a venda, o marketing…

E eu entendo como isso gera aquela imensa sensação de descontrole e de estar deixando coisas importantes passarem, mas é tudo uma questão de saber o que fazer para colocar as coisas no lugar.

Se você começar a tratar o Marketing Digital como ação importante em seu dia a dia, vai ver como ele ajuda na administração das outras áreas ao mesmo tempo em que constrói um cenário positivo para o futuro do seu negócio.

O problema é que, além de ter o problema da multitarefa diariamente, muitos MEIs acabam investindo em estratégias e ferramentas de Marketing Digital que não vão gerar o que ele mais quer de verdade: vendas!

Um exemplo claro disso são a forma como tratam as redes sociais. Curtidas, comentários e seguidores só servem para desviar o seu foco do que realmente importa.

Se você quer ter resultados de verdade com o Marketing Digital sendo MEI, vai precisar esquecer os números irrelevantes (curtidas, comentários e seguidores, por exemplo) e começar a focar em estratégias e ações sólidas que vão te gerar mais contatos, vendas e dinheiro no fim do mês.

Para isso acontecer você vai precisar seguir com afinco pelo menos um dos 2 caminhos a seguir.

A regra aqui é simples e direta.

Quem não tem dinheiro vai precisar tirar tempo para investir no marketing do seu negócio. Quem não tem tempo, vai precisar investir dinheiro.

Aqueles que tentam “burlar” essa regra e, por exemplo, colocam um sobrinho que sabe criar artes legais trabalhando gratuitamente, não está levando o negócio a sério!

Você quer resultados reais, certo? Então faça o que as pessoas que tem resultados reais fazem.

E essas pessoas fazem apenas 2 coisas:

  • Se elas não têm dinheiro, elas investem tempo para aprender estratégias de Marketing Digital de fontes confiáveis e aplicam por conta própria.
  • Se elas têm dinheiro, elas contratam um especialista para aplicar para elas.

Vamos detalhar o que você deve fazer em cada um desses dois caminhos. Adote o que for melhor para o seu momento como MEI.

Antes de começar a estudar, é essencial que você saiba o que estudar.

Aqui vai uma lista para você entender o que vai fazer seu MEI crescer de verdade usando o Marketing Digital:

  • Saber definir um orçamento para investir em marketing digital
  • Saber qual é o público-alvo (persona) do negócio e como defini-lo
  • Saber quais são os canais digitais mais eficientes para começar e criá-los

O interessante desta lista é que normalmente é apresentada em uma consultoria e você está tendo acesso gratuitamente.

Nosso intuito aqui é te ajudar verdadeiramente, então não vamos medir esforços para fazer isso acontecer!

Agora, vamos detalhar mais cada um dos tópicos e te mostrar onde aprende-los.

O investimento em marketing digital não acontece ao acaso. Pelo menos não deveria.

Você vai precisar encontrar uma forma de definir quanto você vai investir mensalmente. Pois é você que tem acesso a quanto fatura e gasta mensalmente, então precisará fazer algumas contas e projeções para definir isso.

Mas antes, considere pesquisar sobre o assunto e com isso traçar uma projeção de acordo com o seu faturamento para saber definir um orçamento para o seu marketing digital.

Logicamente, é sempre válido pedir ajuda profissional, mas para você que está começando, este artigo sobre como definir um orçamento de marketing já vai te ajudar bastante.

Isso não é tão fácil quanto parece, mas existe uma regra que gostamos bastante de utilizar aqui que simplifica o processo e com certeza vai te ajudar.

Para todo negócio existe um perfil de cliente ideal. Isto é, um tipo de cliente específico que é o mais rentável e prático para você e seu negócio.

Se você já tem clientes, pense agora naquele cliente que você gostaria que todos os outros fossem iguais a ele. 

Pensou? Este é o seu perfil de cliente ideal!

O que você tem que fazer agora é descrevê-lo em detalhes, com informações demográficas e seguindo o que chamamos de Mapa da Empatia.

Nada mais é que um passo a passo para descrever o seu cliente ideal para entender melhor suas necessidades, desejos, medos e comportamentos. Isso vai possibilitar que seu negócio gere mais conexão com o público na hora de se comunicar com ele, atraindo as pessoas corretas para o fazer o seu negócio crescer.

Por isso, não deixe de conferir este artigo de apenas 6 passos para criar um Mapa da Empatia de qualidade.

Se você seguiu os passos anteriores, você já está na frente da grande maioria dos MEIs no mercado. Mas agora vem a cereja do bolo e é nela que a maioria acaba se perdendo.

De nada adianta definir seu orçamento mensal em marketing digital e entender seu perfil de cliente ideal se você está investindo dinheiro em plataformas erradas e com estratégias ruins.

Por isso, é fundamental que você saiba quais são os canais que vão te trazer retorno rápido e como fazer isso acontecer. Mas não se preocupe, nós vamos te falar de cada um deles detalhadamente ainda neste guia.

Mas antes disso, você precisa parar agora e analisar:

Você tem tempo para investir no aprendizado e execução por conta própria nos itens que foram apresentados até aqui?

Se você não tem tempo e se precisa que seja executado tudo isso o quanto antes, para já começar a ver seu negócio vendendo usando o marketing digital, leia com atenção o próximo tópico que aborda quais atributos você deve considerar na hora de contratar um serviço profissional especializado de marketing digital.

Se você tem tempo para aprender e quer aplicar por conta própria, pule para o tópico “Marketing Digital para MEI: comece por aqui”.

A forma mais rápida de se chegar a um resultado desejado no seu negócio é com a ajuda de um especialista. Não importa qual seja o problema ou área. Apenas um especialista trará os resultados que você quer de verdade em um tempo mais curto.

Se tratando de marketing digital, há literalmente infinitas opções no mercado. Mas achar as empresas ou profissionais de marketing digital que geram resultados não é difícil, desde que você saiba como avalia-los para definir qual irá ajudar o seu negócio.

Para isso, atente-se à reputação do profissional ou empresa no Google, visite os canais digitais deles e veja como se apresentam. Além disso, se você quer ter mais segurança, faça contato com alguns clientes que eles já possuem para confirmar como atendem e se vale a pena o investimento.

Vamos ver agora quais canais devem ser priorizados para que marketing digital para MEI seja objetivo e eficiente.

Ter um site não é uma necessidade nova, mas tem se tornado fundamental para qualquer negócio ter um site focado em vendas.

Para você que não entende muito, um site voltado para vendas deve ser aquele que possui elementos que facilite a sua vida de MEI e façam com que o visitante do site se torne um contato ou cliente.

Sites que apenas apresentam os produtos ou serviços, falam um pouco de como a empresa surgiu e não dão ao visitante uma impressão real de como a empresa pode transformar a vida do cliente não funcionam mais.

É necessário falar dos benefícios que o produto ou serviço gera, acrescentar uma comunicação persuasiva que gere conexão com o que o visitante do site procura. E isso pode ser construído com ajuda do Mapa da Empatia que nós falamos anteriormente.

Junte estes itens a depoimentos de clientes satisfeitos, fotos reais do seu serviço ou produto e uma chamada para ação do tipo “Peça agora o seu orçamento por WhatsApp” e você terá um site construído para aumentar o interesse do visitante na sua solução e direciona-lo para o seu canal de atendimento ou para uma compra diretamente.

Criar um perfil da empresa no Google Meu Negócio é uma obrigação para quem tem um negócio local.

Nele você insere algumas informações básicas sobre a empresa e, depois de verificado, pessoas que estão no entorno poderão encontrar a sua empresa no Google e entrar em contato com você.

É um serviço totalmente gratuito pouco explorado pelas empresas com um potencial muito grande de gerar contatos de novos clientes se trabalhado da maneira correta.

As pessoas estão constantemente pesquisando no Google por soluções para os problemas delas. Criando um perfil da sua empresa no Google Meu Negócio você abre oportunidade para sua empresa ser encontrada no momento em que as pessoas mais estão precisando.

Além disso, sua empresa ficará visível também no Google Maps.

Para você ampliar o alcance do seu negócio no Google e ficar visível para mais pessoas, você deve anunciar no Google.

Com um orçamento mensal relativamente curto você já consegue melhorar muito a capacidade de atrair novos clientes para o seu site ou para o seu perfil no Google Meu Negócio.

Eles funcionam basicamente a partir de compra de termos que as pessoas pesquisam no Google que podem ajudar o seu negócio e você paga por clique.

Então uma clínica odontológica, por exemplo, pode comprar termos relacionados com os seus serviços para aparecer bem posicionado no Google para todos eles.

Funciona como um vendedor automático e virtual oferecendo o seu serviço para as pessoas que estão no Google.

E isso funciona bastante porque as pessoas prontas para comprar estão o tempo todo pesquisando sobre os procedimentos, tirando dúvidas e buscando empresas que podem ajuda-las a resolver uma situação. Com os seus anúncios ativos no Google, você tem uma grande chance de ser a empresa escolhida!

Já falamos da parte de atrair novos clientes usando o Google. Falamos também de como aumentar o interesse do cliente em sua solução através de um site focado em vendas.

Agora precisamos falar de como atender o cliente. E este é o momento de divisão do marketing digital para o seu processo de vendas e atendimento.

Se você quer vender mais usando o marketing digital, vai precisar dar atenção à qualidade do atendimento e a como você vende o serviço.

Primeiramente, concentre-se em profissionalizar o seu WhatsApp. Migre para a versão Business e configure tudo o que for possível para o seu atendimento digital.

Depois estabeleça um padrão de atendimento:

  • Busque entender quais são as dúvidas principais do cliente e responda-as;
  • Quebre as objeções que ele pode ter com relação ao seu serviço ou produto (o que ele vê como uma dificuldade para fechar com você);
  • Dê garantia de satisfação;
  • Faça uma oferta especial por tempo limitado.

Tenho certeza que com essas diretrizes a sua capacidade de conseguir novos clientes usando o WhatsApp como canal de atendimento vão no mínimo dobrar.

Ao contrário do que muita gente imagina, as redes sociais não são o melhor caminho para quem está começando no marketing digital, principalmente para quem é MEI.

Isso porque nas redes sociais as pessoas estão procurando por conteúdos divertidos/interessantes, um meio de entretenimento, o que faz com que a venda não seja o foco.

Isso não significa que você tem que abandoná-las!

Para você que é MEI, as redes sociais vão servir mais como um canal de apoio ao restante dos canais que falamos anteriormente. Aqueles são os canais que você deve concentrar seus recursos e que vão levar mais clientes até você o mais rápido possível.

Alguns de nossos clientes de consultoria que são MEI inclusive optam por não terem redes sociais até terem condições de manterem uma, exatamente porque elas tiram o foco do que é mais importante pra eles num primeiro momento.

Mas para você que não quer abrir mão, veja o que publicar que não vai demandar muito tempo e vai deixar sua rede social com aspecto profissional e humanizado:

  • Fazer seu marketing pessoal, onde você é a sua marca;
  • Fazer publicações do seu dia a dia;
  • Contar algumas histórias de clientes;
  • Mostrar seu rosto e de quem mais está no negócio com você;
  • Fazer publicações que ajudem o seu público.

Com isso, as pessoas que te acharem no Google e buscarem mais informações sobre você nas redes sociais, terão o que chamamos de “comprovação de credibilidade”.

Elas verão quem está por trás do negócio, terão um aspecto mais palpável de como funciona a sua empresa, aumentando a chance de se tornar cliente.

Para você que chegou até aqui, parabéns! São poucos os comprometidos em transformar a realidade de seus negócios de fato.

Como recompensa coloquei uma vídeo aula bônus para você com o que não fazer no marketing digital sendo MEI e quais são os pilares estratégicos que você deve adotar a partir de agora.

Veja até o final para ficar por dentro de cada detalhe!

Marketing digital para MEI é o caminho mais rápido para o sucesso de um micro e pequeno negócio atualmente, graças à praticidade e o baixo custo de implementação dos canais e ferramentas.

Aqui você teve acesso a tudo que você precisa para começar a ver o seu negócio crescer, aprendendo e aplicando por conta própria, ou aprendendo o que solicitar para uma empresa ou profissional criar e implementar para você.

Se a segunda opção for o seu caso, considere entrar em contato conosco para conhecer mais os trabalhos que realizamos para MEIs de diversos segmentos e montarmos um projeto captação de novos clientes 100% funcional para o seu negócio usando o marketing digital.

Se não for o caso, também estamos à disposição para tirar as suas dúvidas. É sempre um prazer muito grande para nós ajudar empreendedores iniciantes no marketing digital a conseguirem alcançar os seus objetivos.

Sucesso!