Veja como fizemos para uma pequena empresa alcançar média de 10 novas oportunidades de negócio todo mês, investindo menos de R$500.

Sócio-fundador da Keyword

5 minutos de leitura

Imagine você, dono de um pequeno negócio local, sem muito recurso e presença na internet.

Chega um momento que se você quer expandir, vender mais, ter mais receita, você precisa investir em divulgação (nem que seja com pouco) para melhorar o cenário da sua empresa.

Este era o panorama da ACE quando começamos o nosso projeto. E esta é também a realidade de milhares de outros pequenos negócios em cada canto do Brasil.

Por isso, decidimos te mostrar como conseguimos fazer para uma pequena empresa especializada em administração de condomínios, que vivia de indicações para sobreviver, alcançar uma média de 10 novas oportunidades de negócio todo mês investindo menos de R$500 mensais durante 16 meses.

Muita coisa já mudou, mas foi assim que a ACE começou a conquistar mais clientes no mercado e é assim que muitas micro e pequenas empresas podem fazer o mesmo.

Para você entender cada etapa do processo, vamos dividir em tópicos para mergulharmos nesta jornada.

Veja:

A ACE é uma administradora de condomínios especializada em gestão profissional de condomínios residenciais e comerciais atuante em Belo Horizonte, e está no mercado desde 2001. Possui em seu portfólio desde pequenos edifícios residenciais até shoppings centers e centros comerciais.

É administrada por dois sócios, pai e filho, fica localizada em um bairro próximo à região central de Belo Horizonte e possui de 10 a 15 funcionários.

Como você pode ver, é o típico perfil de pequeno negócio local com grande capacidade técnica operacional, mas pouca estratégia de vendas.

Uma das suas principais preocupações era conseguir atender os clientes com qualidade, desta forma, sempre se certificaram que gerássemos uma quantidade de demanda que eles conseguissem atender para expandir o negócio um passo de cada vez.

A estrutura online da ACE era um perfil muito precário no Google Meu Negócio e um site simples, de tecnologia já ultrapassada e carregamento muito lento.

Havia também uma tentativa de campanha de anúncios no Google por parte de um dos sócios, que por contra própria fazia os anúncios e a gestão, mas que na verdade gerava desperdício de recurso, com muitos cliques e quase nenhum contato comercial.

Trabalhamos com a ACE desde o início de 2019, quando fomos procurados pelos sócios para desenvolvermos uma estratégia digital para captação de novos clientes, mas foi apenas no início de 2020 que conseguimos implementar tudo o que foi proposto.

Você pode não saber, mas quando o seu produto ou serviço atende uma necessidade (e não um desejo), a melhor forma de divulgá-lo é no momento em que as pessoas estão procurando como solucionar esta necessidade.

E a melhor maneira de fazer isso é a partir do Google.

As pessoas pesquisam tudo no Google, principalmente como solucionar uma necessidade específica ou uma empresa que faça isso para elas.

Partindo deste princípio:

  1. Começamos otimizando o perfil da ACE no Google Meu Negócio, para ter mais visibilidade e alcançar mais pessoas na região em que atua.
  1. Desenvolvemos um novo site, em formato de página de vendas de negócio local, aplicando o nosso Método Chave para geração de empatia, autoridade, conexão e conversão. Nosso objetivo exclusivo era transformar os visitantes do site em contatos no WhatsApp, ligações telefônicas e/ou pedido de orçamento.
  1. Fizemos algumas otimizações de desempenho para sempre termos um site com carregamento rápido e que conquistasse melhores posições no Google.
  1. Desenvolvemos campanhas de anúncios no Google Ads para atrair e direcionar pessoas que buscavam uma administradora de condomínios em Belo Horizonte para a página de vendas da ACE.

Fizemos algumas otimizações de desempenho, para sempre ter um site com carregamento rápido e que conquistasse melhores posições no Google.

A terceira etapa foi o desenvolvimento de uma nova campanha de anúncios no Google Ads que atraísse e direcionasse pessoas que buscavam uma administradora de condomínios em Belo Horizonte para a página de vendas da ACE.

Fizemos os anúncios em diferentes níveis e sempre ultra focados nas pessoas que pesquisavam exclusivamente administradoras de condomínio.

Se tratando de anúncios no Google, é preciso sempre sermos certeiros no menor espaço de tempo possível. O principal motivo para isso é otimizar os custos, uma vez que a ACE não tinha altos orçamentos para investimento nos anúncios e só nos importava a captação de novos contatos prontos para contratar a ACE.

A campanha de anúncios no Google começou a rodar 100% em janeiro de 2020.

Já em fevereiro de 2020, os primeiros contatos qualificados começaram a aparecer.

Foram 6 conversões de potenciais clientes por R$359,51, o que dá aproximadamente um custo de R$60 por novo contato/pedido de orçamento.

Um custo relativamente alto, porém, era apenas o primeiro mês de anúncios.

Temos um ciclo planejado de melhorias a ser implementado à medida que vamos colhendo os dados mês a mês

É importantíssimo manter o foco no planejamento nesta hora, caso contrário a melhoria contínua não acontecerá.

Lembre-se: a ACE queria controlar a demanda. Para quem não tinha nada 30 dias atrás, 6 novos potenciais clientes por mês era um horizonte otimista.

Nos 5 meses seguintes manteve-se essa média de 6 novos potenciais clientes proveniente dos anúncios, até que em agosto de 2020 batemos 8 novos potenciais clientes investindo menos de R$500 no mês.

Setembro 9 novos potenciais clientes, outubro 12…

Até que doze meses depois a quantidade de novas oportunidades havia triplicado, batendo 18 novos potenciais clientes em janeiro de 2020, investindo R$533,58. Um custo por novo contato/pedido de orçamento de aproximadamente R$30.

METADE do custo de 12 meses atrás.

Em abril de 2021, foram 28 conversões de visitantes em contatos ou pedidos de orçamento por R$ R$588,52, totalizando um custo aproximado de R$21 por cada novo contato.

Um aumento de 60% na quantidade de contatos e redução de 25% no custo por contato.

Levando para o final do período (16 meses), foram investidos no total aproximadamente R$7.480 nos anúncios, média de R$467,50 por mês, que geraram 153 novas oportunidades de venda para ACE, uma média de 9,5 por mês.

Desta forma, conseguimos atender e superar as expectativas da ACE!

Alcançamos o objetivo: gerar demanda qualificada contínua, controlável de acordo com o sua capacidade de atendimento.

Este é um caso específico de sucesso, mas que agrega uma realidade comum entre os pequenos prestadores de serviços locais:

  • Pouco recurso disponível para investir em marketing;
  • Não conseguir atender a demanda com qualidade;
  • Medo do fracasso.

Porém, te mostramos que é totalmente possível!

Fazemos isso para centenas de pequenos e médios negócios locais prestadores de serviço a quase 7 anos.

Aplicamos esta estratégia para praticamente qualquer negócio local prestador de serviços, com a certeza de que conseguiremos te entregar um projeto onde mais pessoas procurarão o seu negócio com frequência dentro de poucas semanas.

Quer ter cada vez mais potenciais clientes entrando em contato com a sua empresa, investindo de forma inteligente, como acontece com a ACE?

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